HIV: cientistas descobrem nova variante do vírus em circulação no Brasil

0
43
Visualizações

Cientistas brasileiros identificaram uma nova variante do HIV, fruto de uma mistura genética dos tipos B e C do vírus HIV-1. Essa nova Forma Recombinante Circulante (CRF) foi encontrada nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. Os achados são resultado de um estudo conduzido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), publicado na revista científica Memórias do Instituto Oswaldo Cruz.

A variante, designada oficialmente como CRF146_BC, foi detectada em uma análise de subtipos de HIV-1 na Bahia e posteriormente identificada em amostras do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, indicando uma disseminação geográfica desde 2007. Embora o impacto clínico desta variante ainda precise ser investigado, sua detecção reforça a necessidade de monitoramento contínuo e avaliação dos testes de triagem e eficácia dos tratamentos disponíveis.

Pesquisadores alertam para a importância da vigilância genômica no controle do HIV, destacando que variantes como esta podem acumular mutações que afetam a transmissibilidade e resistência ao tratamento. Embora ainda não haja evidências conclusivas sobre o impacto desta nova CRF na terapia antirretroviral, o acompanhamento constante é crucial para garantir a eficácia do tratamento no país.

Fonte: Veja Saúde